A Voz do Povo

Anuncie Aqui

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Dia Mundial Sem Tabaco!



Motivos não faltam para extinguir o fumo da sua rotina. A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou, no último dia 27 de maio, que o tabaco irá matar nada menos que seis milhões de pessoas somente em 2011, sendo 600 mil fumantes passivos. Se esses números continuarem aumentando, a estimativa é que, em 2030, oito milhões de pessoas morram por ano por conta desse péssimo hábito.
O Dia Mundial sem Tabaco (31 de maio) foi criado pela OMS em 1987, justamente para tentar reduzir esses números alarmantes. O objetivo é atrair a atenção do mundo para a epidemia do tabagismo - que matou 100 milhões de pessoas no século XX - e as mais de 50 doenças relacionadas a ele que poderiam ser evitadas. Governos de diversos países, especialistas e estudos científicos caminham para uma mesma direção: alertar que o fumo faz mal e causa inúmeros malefícios no organismo. Confira alguns deles: Na combustão do tabaco produzem-se milhares de substâncias que são transportadas pelo fumo até aos pulmões. Estas substâncias actuam principalmente sobre o aparelho respiratório, mas algumas delas são absorvidas passando para a corrente sanguínea a partir da qual actuam sobre o organismo.
Tais substâncias podem agrupar-se do seguinte modo:
Nicotina: É uma droga psicoactiva responsável pela maior parte dos efeitos do tabaco sobre o organismo e gera dependência física. A duração média da nicotina no sangue é inferior a 2 horas, e se a sua concentração for reduzida aparecem os sintomas que alertam o fumador para a necessidade de um novo cigarro.
Irritantes: O fumo do tabaco contém muitas substâncias irritantes como a acroleína, fenóis, peróxido de nitrogénio, ácido cianídrico, amoníaco, etc., que provocam a alteração dos mecanismos de defesa do pulmão e a contracção bronquial pela estimulação das glândulas secretoras da mucosa.
Alcatrão e outros agentes cancerígenos Todas as substâncias tóxicas que contribuem para as neoplasias associadas ao consumo do tabaco, sendo a mais estudada o alfabenzopireno.

Redução de olfato e paladar
O fumo traz sérias alterações na boca e no nariz. "Os agentes químicos presentes no cigarro atuam como irritantes da mucosa bucal, o que resseca e aumenta a camada de queratina", explica a nutricionista Thais Souza, da Rede Mundo Verde. Ela explica que o fumo promove alterações nas papilas gustativas, o que impede que o fumante sinta o real sabor dos alimentos.

Além disso, o cigarro é prejudicial para a mucosa olfativa, já que seu efeito térmico pode levar as lesões que alteram o olfato.

Outros compostos químicos

As Substancias do cigarro / Componentes do cigarro.
Acetaldeído - Produto metabólico primário do etanol no processo de transformação em ácido acético. É um dos agentes responsáveis pela ressaca.
Acetona - Solvente inflamável. Ácido cianídrico - Cianeto altamente venenoso (bloqueia a recepção do oxigênio pelo sangue).
Acroleína - Componente que provoca o mau hálito na boca.
Alcatrão - Substancia tóxica e cancerígena que ajuda ao desenvolvimento de vício. Ele obstrui as vias respiratórias.
Amoníaco - Químico perigoso utilizado em produtos de limpeza.
Arsénico - Componente altamente nocivo - veneno puro.
Benzopireno - Substância cancerígena que ajuda no processo de combustão - faz com que o cigarro não se apague.
Butano - Gás incolor, inodoro mas altamente inflamável.
DDT - Agrotóxico.
Dietilnitrosamina - Causador de lesões hepáticas.
Fenol - Ácido carbólico que corroi e irrita as nossas membranas mucosas. Caso fosse ingerido ou inalado era mortal! Para além de ser corrosivo afecta também o nosso sistema nervoso central.
Formol - Formaldeído.
Mercúrio - Metais pesados - Chumbo e cádmio. Um único cigarro contém 1 a 2 mg, pelo que como a média de vida destas substancias é de 10 a 30 anos, reduz a capacidade dos pulmões. Entre outros problemas também causa: dispnéia, fibrose pulmonar, enfisema, hipertensão, câncer nos pulmões, próstata, rins e estômago.
Metanol - Álcool metílico usado como combustível de foguetes e automóveis.
Monóxido de carbono - Gás inflamável e extremamente radioativo.
Naftalina - Substância cristalina branca, volátil, com odor característico antitraça.
Nicotina - É um alcalóide que também é usado como insecticida. Apesar de cheirar mal constitui o princípio activo do tabaco, sendo a substancia que provoca o vício e o cancro nos pulmões.
Níquel - Armazenam-se no fígado e rins, coração, pulmões, ossos e dentes - resultando em gangrena dos pés, causando danos ao miocárdio etc..
Pireno - Hidrocarboneto Cancerígeno - Utilizado como aromatizante.
Polônio - Extremamente radioativo.

Jair Ribeiro (Juquinha)

10 comentários:

  1. • Carlos alberto Oliveira
    Era fumante e deixei alguns anos atrás.Hoje me sinto bem.Como também o álcool é muito prejudicial para saúde e moral.Porém com o álcool eu não vejo comentários mais contudentes.As pessoas dizem que bebem com moderação e socialmente. O que é beber socialmente ?

    ResponderExcluir
  2. tania guimaraes de souza

    o melhor é não começar, geralmente tudo que é droga quando resolve-se experimentar se torna dependente. eu odeio cigarro e travo uma guerra na minha casa com meu marido, pois não admito que ele fume dentro de casa. temos um vizinho que está sem fala por adquirir um cancer na garganta, ele me confessou que se arrepende já que o pai dele teve o mesmo fim resultado esse que o cigarro traz. a matéria é ótima pena que só se interessa quem não é fumante, 90% de quem fuma não se preocupa. é uma pena a matéria é exelente!!!!

    ResponderExcluir
  3. Anninha Medeiros

    Meu tio é fumante. Ele já teve problemas c..c...(não sei a palavra) por causa disso. Infelizmente ele é viciado no fumo. Meu primo também. Mas, bem, o que poderia fazer para ele parar de fumar? Isso está prejudicando-me e prejudicando o meu irmão mais novo. Bem, adorei a matéria! Parabéns, Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Ive Maria da Silva


    Ola, infelizmente tenho fumante na familia. Minha cunhada sofreu aneurisma e continua fumando, minha irma fumante tambem. Minha irma tomou o medicamento ZIBAN 150 MG deixou de fumar por dez meses e infelizmente voltou a fumar. Por favor gostaria de saber um metodo que funcione pois minha irma sempre tem problemas respiratorios. As pessoas mais prejudicadas sao as que elas mais amam que sao os filhos, netos, esposo, esposa, irmaos. Meu grande sonho e que elas parem de fumar e melhore a qualidade de vida e de seus familiares. Parabens pela materia. Obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Mariele Honorato

    Genteee!!! Posso fazer uma proposta pra vocês que fumam?! Se você for católico como eu, faça a experiência de rezar uma Ave-maria TODAS as vezes que sentir vontade de fumar. Peça a ajuda de nossa mãe. Ela já roga por todos nós, mas faça essa experiência! Pode ser que no começo, você reze umas 10 Ave-marias, mas depois você vai vendo que você não é mais dependente disso. Nós criaturas de Deus, só podemos ser dependentes Dele, e de ninguem mais... Tente! Mas tente com FÉ! Acredite que você irá conseguir... p.s: Para você que não é católico, reze um Pai-nosso. Eu disse para rezar Ave-Maria porque já ouvi falar de um testemunho de uma pessoa que parou de fumar assim... Fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
  6. • Gean Cláudio Costa
    Simples pessoal, meu pai morreu por causa do cigarro! Complicações devido a anos de tabagismo, não consigo esquecer a imagem dele no hospital tirando a máscara de oxigênio para fumar antes de fazer diálise, passada algumas horas ele faleceu na hemodiálise devido a complicações renais devido o uso do cigarro. Fica aqui meu testemunho, não fumem! Façam de tudo para que pessoas queridas ao seu redor parem de fumar. Abraço a todos!

    ResponderExcluir
  7. Lurdinha Ramos
    Concordo plenamente com as orientações para que nós fumantes paremos de fumar, faz mal a sáude, faz mal aos que não fumam, etc. Agora, por que os governantes não proibem as indústrias de tabaco a parar com a fabricação e/ou comercialização?? Para eles não é interessante, pois os impostos maiores no país provém do tabaco!!! Fabricar, viciar é fácil, agora acabar com o vício é que é difícil. Fechem as indústrias, assim quero ver eu e outros fumantes continuarem. Um dia eu acabo com ele , ou ele acaba comigo. Quem for mais forte vencerá. Bjs a todos.

    ResponderExcluir
  8. Doralice margarida


    Doralice Silva de Carvalho Vamos aproveitar o dia de hoje contra o tabaco e oferecer um curso grátis de como parar de fumar! médicos, psicólogos e terapeutas estarão até o dia 03/06/2011 das 19:30 às 21:00h, - no endereço Rua da Matriz nº16 Botafogo - RJ

    ResponderExcluir
  9. Sandra Lucia Nicastro


    Sandra Lucia Nicastro Fui tabagista, depois que havia parado a 5 anos, descobri as sequêlas, Enfisema pulmonar , 5 internações uma 17 dias em coma, pare enquanto é tempo, procure ajuda, nem meus filhos me reconheceram intubada em uma UTI, hoje sou dependente de Oxigênio e mal posso sair de casa.

    ResponderExcluir
  10. Sandra Lucia Nicastro
    Sandra Lucia Nicastro Fui tabagista, depois que havia parado a 5 anos, descobri as sequêlas, Enfisema pulmonar , 5 internações uma 17 dias em coma, pare enquanto é tempo, procure ajuda, nem meus filhos me reconheceram intubada em uma UTI, hoje sou dependente de Oxigênio e mal posso sair de casa.

    ResponderExcluir

Veja os Telefones Uteis Clicando aqui

Cantinho do Leitor