A Voz do Povo

Anuncie Aqui

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Urbanização do terreno da Eletropaulo e Comunidade

Urbanização do terreno da Eletropaulo e Comunidade Urbanização é o processo mediante o qual uma população se instala e se multiplica numa área e aos poucos se estrutura como cidade. Fenômenos como a industrialização e o crescimento demográfico são determinantes na formação das cidades e encostas, que resultam, no entanto da integração de diversas dimensões sociais, econômicas, culturais e psicossociais em que se desempenham papéis relevantes às condições políticas da nação. Projeto de uma Praça no terreno da Eletropaulo, Em nome da comunidade do Jardim Eliza Maria solicitamos Sr. de planejamento da subprefeitura e da Eletropaulo e CETESB a continuação da construção da praça com uma ciclo via que a rua Bernardo de vera e até a avenida General Penha Brasil que fica na altura do numero 2690 da Rua Manoel aquilino dos santos nº 2690Informo também que o terreno que pedimos a praça é terreno da Eletropaulo e CETESB onde é usado como desovas de animais mortos, tais como, gatos de cachorros, além de lixo, entulho e até mesmo cadáveres.
Mas o terreno sempre teve outra utilidade além de depredação ambiental é um grande ploriferador do mosquito da DENGUE, Ratos, e bichos peçonhentos.
 Temos registro de imagens de carros descarregando entulho no terreno que também é usado por alguns moradores para jogar seu lixo doméstico e entulho, essa situação vem acontecendo ao longo dos anos.
Temos feito inúmeras reclamações para que a população tenha consciência, mas temos sentido na pele por receber as mesmas respostas.
(O terreno está abandonado outros também jogam) até que um ponto eles tem razão se o terreno não é cuidado, está abandonado e o que está abandonado não tem dono.
Este é o estado deplorável que enfrentamos em tentar evitar a tanto tempo que o terreno não vire mais um lixão da cidade.
 Nós dessa comunidade já percebemos a diferença depois da construção dessa praça com a ciclovia não há mais desovas de animais mortos. Eu Jair Ribeiro (Juquinha), Líder comunitário dessa região junto aos moradores desse bairro pedimos o término da construção da praça com a ciclovia construída e que possa favorecer muito a nossa comunidade com Playground e uma pista de bicicross e outras atividades como esporte e lazer.
 Para que o terreno da Eletropaulo não sirva de depósito de lixo, entulho e proliferador de ratos, baratas, cobras, escorpiões como já temos registrado.
 Também gostaríamos de algumas mudas de árvores em nossas ruas, pois em nosso bairro faltam arvores.
É importante lembrar que as árvores ajudam na melhoria do meio ambiente a na valorização cultural interagindo os moradores na conservação e aprendendo a valorizar melhor o meio ambiente.
 Depois da obra que fizeram em trecho da praça, após alguns meses, pudemos notar a acentuada melhora na qualidade de vida; sem lixo, sem depredação e melhor, a população está mais focada em cuidar de um bem que veio para as grandes mudanças e lutas.
 A comunidade também escolheu um nome para a o projeto de urbanização Cantinho da Jorda Maria Ribeiro (Dona Maria).
Migrante dos anos 80 que chegou aqui e o bairro era uma mata e com muitas dificuldades sem energia elétrica viu de perto outros que migravam de todo os estados do país em busca de sonhos e trabalho. Alguns se deu bem e outro voltaram para a sua terra natal outros não tiveram a sorte de voltar então a D. Maria pediu que um de seus 8 filhos construíssem um poço e comprou uma bomba de água para bombear água para a sua casa. As dificuldades do povo eram tamanhas que acabou servindo para grande parte dos moradores que Vivian aqui com as mesmas dificuldades.

Nesse terreno tem muitas histórias, umas boas e outras ruins, as ruins não achamos necessário citar por sabermos o desfecho infeliz.
Ao lado desse terreno também aconteceu histórias de pessoas que cresceram aqui e que formaram gerações, que conhecem bem a história de como é não ter para onde ir e se valer do que tem em mãos para sobreviver, e do pouco que tem ajudar outras pessoas que precisa.
A conquista da Urbanização desse terreno, com continuação da ciclovia e construção de Playground e uma pista de bicicross e outros utensílios para atividades físicas é importante investir nesse espaço integrando a comunidade e orientando sobre os perigos dos pipas, construção irregulares próximo a rede elétrica, valorização do meio ambiente em começar algo hoje sobre o planeta limpo e o que fazer com o lixo de hoje sem afetar o futuro.
A comunidade precisa de uma biblioteca com computadores e livros com acesso livre para ler pesquisar gratuitamente.
 Existe no Japão as bibliotecas móveis feitas em container que se coloca em qualquer ponta das comunidades carentes.
Laboratório também é feita em container onde o morador Traz a sua invenção e avaliada como o meu projeto de energia alternada gerada com a força do vento e do aquecedor solar em dias de sol quente pode manter a água em um recipiente de 1000 litros a 100Cº E qual seria os custos em manter esse laboratório ? Zero.
Qual seria o custo de manter a biblioteca informatizada? Mão de obra e internet. Custo que não chegaria a 3.500,00. Podemos fazer bem mais como os artesanatos para a sustentabilidade da biblioteca no futuro curso de reciclagem jardinagem capacitação e mão de obra.
 Debates e palestras sobre meio ambiente, doenças transmissíveis e apoio as famílias com dependência química. Também no container poderia ser construído um CAP Centro de Atendimento Publico que teria como função trazer a informação para a comunidade como o popa tempo nas regiões, recebendo as demandas do bairro e encaminhado aos órgãos públicos competentes.
São essas e outras idéias que poderíamos aproveitar, mas a energia alternada que carrega as baterias durante o dia com a corrente do vento é energia limpa e não fere o meio ambiente.
Duas baterias de 12 volts a 150 Amperes podem manter uma residência com 6 lâmpadas fria acesa por 16 horas isso prova que diminuiria as inundações de áreas para aumentar o fornecimento de energia nas grandes hidroelétricas; Aproveitando os recursos renováveis e poupando o planeta. e o meio ambiente ou seja aplicando a sustentabilidade.
 Nesse terreno existe uma pequena quantidade de plantações e mostra claramente que os moradores têm interesse em preservar o terreno limpo com pequenas plantações valorizando e preservando o meio ambiente.Em alguns pontos desse terreno da Eletropaulo e CETESB existe pequenos pontos de plantações com algumas variedades de frutas e hortas.
Percorrendo o trecho dentro do terreno da Eletropaulo sentido o jd Vista alegre presenciamos inúmeros plantio que faz do terreno se transformar em pequeno pomar ou uma pequena floresta frutífera. Como fala o Sr: Paulo da silva dos santos Migrante da Paraíba há 23 anos.
Vim em busca de oportunidade pois na Paraíba era muito difícil por falta de emprego ouvia muito falar que São Paulo era uma terra de oportunidade para ganhar dinheiro, ao chegar aqui percebe as dificuldades nessa selva de concreto. JPV como era esse terreno e o que motivou você a plantar?
Aqui era cheio de lixo onde as pessoas despejavam tudo aquilo que queria se livrar de suas casas percebe que poderia aproveitar para planta alguma coisa e assim foi em pedaço, em pedaço eu fui plantando virou isso.

E andando pelo terreno encontramos uma diversidade de plantas como cebola em folha, salsa, coento, Milho, abobora, Chuchu, Pé de guaraná, abacate, e Pé de Manga. Edilma da Silva Costa Operadora de telemakt também migrante (Natal) viu as acontecer as modificações do plantio de como o terreno era e o que se tornou hoje.
As pessoas tem feito aqui mais que um ato político eu pude ver o crescimento de tudo isso, cada planta que foi colocada um dia faria uma grande diferença e olha só a diferença em fazer um espaço melhor”.
A iniciativa da Eletropaulo em urbanizar o terreno deixara o espaço ainda melhor por que existe pessoas que tem interesse em cuidar do espaço e mante-lo como já escrevemos na matéria anterior.
 Em nossa próxima matéria vamos mostrar outras praças o que foi feito nelas e como ela se encontra hoje.

Jair Ribeiro (Juquinha)

Um comentário:

  1. MELHOR SITE DE VENDAS http://www.mercadozets.com.br/

    VENDE DE TUDO

    contador

    http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?texto=contador&IDCategoria=9090

    FERRAMENTAS

    http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?idCategoria=9090

    VENDE DE TUDO TEM BERÇO ELETRONICOS CELULARES TV NOTEBOOK COMPUTADOR ACESSORIOS PARA CARROS BRINQUEDOS ARTIGOS INFANTIS E MUITO MAIS ...

    ResponderExcluir

Veja os Telefones Uteis Clicando aqui

Cantinho do Leitor